Politique de Confidentialité
Política de Privacidade
O Alfaiate D’Interiores Mobiliário, Lda. respeita a sua privacidade e agradece a confiança que deposita em nós. Nesta Política de Privacidade explicamos quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos.
Somos transparentes sobre aquilo que fazemos com os seus dados pessoais, para que compreenda as implicações das utilizações que realizamos ou os direitos que tem em relação aos seus dados. Colocamos ao seu dispor de forma permanente toda a informação incluída nesta Política de Privacidade que pode consultar quando quiser e, além disso, também irá encontrar informação acerca de cada tratamento dos seus dados pessoais conforme for interagindo connosco.
Alguns nomes que utilizaremos nesta Política de Privacidade:
- Quando falamos da nossa Plataforma, referimo-nos em geral a qualquer dos canais ou meios, digitais ou em pessoa, que utilizou para interagir connosco.
Os principais são:
- O nosso site, www.alfaiatedinteriores.pt.
- Pessoalmente, em alguma das nossas Lojas Físicas da Alfaiate D’Interiores em Portugal.
Utilizaremos os seus dados (recolhidos online e/ou pessoalmente), entre outras finalidades, para gerir o seu registo como utilizador, gerir a compra de produtos ou serviços, responder às suas questões, assim como para, se assim desejar, lhe enviarmos as nossas comunicações personalizadas.
Estamos legitimados para tratar os seus dados por diferentes fundamentos. O principal é que precisamos de os tratar para a execução do contrato que aceita celebrar connosco ao fazer uma compra, ou mesmo para obtenção de orçamento (obrigações pré-contratuais) ou até mesmo para usufruir de algum dos nossos serviços ou funcionalidades, embora haja outras razões que nos legitimam para os utilizar, como o interesse em responder as suas perguntas ou o consentimento que nos concede para lhe enviarmos as nossas newsletters, entre outras.
Partilharemos os seus dados com prestadores de serviços que nos prestam assistência ou suporte, quer sejam da Alfaiate D’Interiores, quer sejam colaboradores externos com os quais celebramos um acordo, estando os mesmos situados em Portugal. Tem direito a aceder, retificar ou apagar os seus dados pessoais. Em alguns casos também tem outros direitos, por exemplo, de se opor a utilizarmos os seus dados ou direito a portá-los, como explicamos pormenorizadamente abaixo, podendo a qualquer momento solicitar a eliminação dos seus dados pessoais para o correio eletrónico; marketing@alfaiatedinteriores.pt.
Consulte a nossa Política de Privacidade completa para compreender devidamente a forma como utilizaremos os seus dados pessoais e os direitos que tem em relação aos mesmos.
1. IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS:
Empresa: Alfaiate D’Interiores Mobiliário, Lda. (doravante “Alfaiate D’Interiores”)
Sede: Rua Veloso Salgado, Nº974 4450-801 Leça da Palmeira
NIF: 510 850 774
Contacto: 910 214 839
Encarregado da Proteção de Dados: marketing@alfaiatedinteriores.pt
2. PORQUE TRATAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS:
Dependendo das finalidades para as quais tratamos os seus dados em cada momento, tal como explicado acima, necessitamos de tratar uns ou outros dados que, em geral, serão, consoante o caso, os seguintes: os seus dados de identificação (por exemplo, o seu nome, morada, contribuinte fiscal, dados de contacto, etc.); Informação económica e transacional (por exemplo, os seus dados financeiros no caso de pretender pedido de financiamento para aquisição dos nossos produtos.); Informação comercial (por exemplo, se subscreveu a nossa newsletter). Dados sobre os seus gostos e preferências.
Recorde que, ao pedirmos que preencha os seus dados pessoais para dar-lhe acesso a alguma funcionalidade ou serviço da Plataforma, marcaremos alguns campos como obrigatórios, pois são dados que necessitamos para lhe poder prestar o serviço ou dar-lhe acesso às funcionalidades em questão. Por favor, tenha em conta que se decidir não nos fornecer esses dados, poderá não poder completar o seu registo como utilizador ou poderá não conseguir usufruir esses serviços ou funcionalidades. Dependendo de como interaja com a nossa Plataforma, isto é, dependendo dos serviços, produtos ou funcionalidades que pretender usufruir, trataremos os seus dados pessoais para as seguintes finalidades:
3. FINALIDADE DO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
3.1. Para atender as solicitações ou pedidos que realizar através dos canais de Apoio ao Cliente. Só tratamos os dados pessoais que sejam estritamente necessários para gerir ou resolver a sua solicitação ou pedido. Esta finalidade inclui o tratamento dos seus dados, principalmente, para:
• Na medida em que ao consentir receber novidades e comunicações da Alfaiate D’Interiores, trataremos os seus dados pessoais para gerir tal pedido, incluindo para envio de informação personalizada acerca dos nossos produtos ou serviços através de diversos meios (como o correio eletrónico, MMS ou SMS).
• Neste sentido, tenha em conta que este tratamento de dados não pressupõe qualquer análise do seu perfil de utilizador ou cliente para determinar quais são as suas preferências e, portanto, quais são os produtos e serviços mais adequados no seu estilo quando lhe enviamos informação.
• Recorde que pode solicitar o cancelamento de tal serviço a qualquer momento e sem nenhum custo, bastando para tal remeter-nos um e-mail para marketing@alfaiatedinteriores.pt.
3.2. Para fins de marketing.
• Realizar ações promocionais (por exemplo, para a organização de feiras, concursos ou para envio da sua lista de artigos guardados para o endereço de correio eletrónico que nos indicar).
• Ao participar em alguma ação promocional, autoriza-nos a tratar os dados que nos disponibilizou em função de cada ação promocional e a comunicá-los através de diversos meios como redes sociais ou na própria Plataforma. Em cada ação promocional em que participar terá disponíveis os termos e condições onde lhe daremos informação mais detalhada sobre o tratamento dos seus dados pessoais.
• Informamos que os seus dados pessoais para os presentes fins serão conservados durante 10 anos após a obtenção do consentimento, podendo, conforma acima referenciado, solicitar o apagamento dos seus dados para o e-mail para marketing@alfaiatedinteriores.pt.
3.3. Análise de funcionalidade e de qualidade para melhorar os nossos serviços.
Se aceder à nossa Plataforma/site, informamos que não trataremos os seus dados de navegação para fins analíticos e estatísticos, isto é, para entender de que forma os utilizadores interagem com a nossa Plataforma e assim sermos capazes de melhorar a mesma. Além disso, em determinadas ocasiões poderemos realizar ações e inquéritos de qualidade destinados a conhecer o grau de satisfação dos nossos clientes e utilizadores e detetar as áreas em que podemos melhorar, contudo, será informado detalhadamente do eventual tratamento dos seus dados pessoais.
4. QUAL É O FUNDAMENTO DE LEGITIMIDADE PARA O TRATAMENTO DOS SEUS DADOS?
O fundamento jurídico que nos permite tratar os seus dados pessoais também depende da finalidade para a qual os tratamos, conforme vamos explicar:
4.1. Gerir o seu registo como utilizador do site/plataforma
O tratamento dos seus dados é necessário de acordo com os termos que regulam a utilização da Plataforma. Por outras palavras, para efetuar um pedido de contacto na Plataforma/site, necessitamos de tratar os seus dados pessoais, pois em caso contrário não poderíamos gerir o seu registo nem satisfazer os seus pedidos. No caso de decidir utilizar o nosso site ou um acesso através de uma rede social, o motivo pelo qual estamos legitimados para tratar os seus dados é o consentimento que concede no momento de autorizar a cessão dos seus dados através da rede social ou site. O tratamento dos seus dados é necessário para a celebração do contrato de compra e venda ou de prestação de serviços consigo. Alguns tratamentos de dados relacionados com o processo de compra só serão ativados porque o solicita ou o autoriza, como é o caso do armazenamento dos dados de pagamento (documentos contabilísticos) para obtenção de financiamento.
4.2. Desenvolvimento, cumprimento e execução do contrato de compra e venda ou de serviços
Nestes casos, o fundamento para tratarmos os seus dados é o seu próprio consentimento. Consideramos que temos um interesse legítimo para realizar as verificações necessárias para detetar e prevenir possíveis fraudes quando realiza uma compra. Entendemos que o tratamento destes dados é positivo para todas as partes que intervêm quando se realiza o pagamento de uma compra e, em particular para si, pois permite-nos tomar medidas para o proteger contra tentativas de fraude realizadas por terceiros. Consideramos que temos um interesse legítimo para responder aos pedidos ou perguntas que nos fizer através dos diversos meios de contacto existentes. Entendemos que o tratamento destes dados também é benéfico para si, na medida em que nos permite assisti-lo adequadamente e responder aos pedidos realizados, fazer inquéritos de satisfazer e até apresentar produtos que poderão satisfazer as suas necessidades.
4.3. Apoio ao Cliente
Quando nos contatar, em particular, para a gestão de incidentes relacionados com a sua encomenda ou o produto/ serviço adquirido através do nosso site/plataforma, o tratamento dos seus dados é necessário para a celebração do contrato de compra e venda, bem como das obrigações pré-contratuais, sendo que provém do seu consentimento. Quando o seu pedido estiver relacionado com o exercício dos direitos sobre os quais o informamos abaixo, ou com reclamações relacionadas com os nossos produtos ou serviços, o que nos legitima a tratar os seus dados é o cumprimento das nossas obrigações legais.
4.4. Marketing
O fundamento de legitimidade para tratar os seus dados para finalidades de marketing é o consentimento que livremente nos concede, por exemplo, quando aceita receber informação personalizada através de diversos meios, quando aceita os presentes termos e condições.
5. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAREMOS OS SEUS DADOS?
O prazo de conservação dos seus dados dependerá das finalidades para as quais os tratamos, conforme como se explica de seguida:
5.1. Gerir o seu registo como utilizador do site.
Trataremos os seus dados durante o tempo em que mantiver a condição de utilizador registado (isto é, até decidir cancelar o seu registo).
5.2. Desenvolvimento, cumprimento e execução do contrato de compra e venda ou serviços.
Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para gerir a compra dos produtos ou serviços que adquiriu, incluindo possíveis devoluções, queixas ou reclamações associadas à compra do produto ou serviço em particular, sendo que estabelecemos o período de 3 anos.
5.3. Apoio ao Cliente
Trataremos os seus dados durante o tempo que for necessário para atender a sua solicitação ou pedido.
5.4. Marketing
Trataremos os seus dados até cancelar a sua subscrição ou solicitar o apagamento dos seus dados remetendo-nos um e-mail para marketing@alfaiatedinteriores.pt a solicitar o apagamento dos seus dados no que tange ao envio de newsletters, sendo que, caso não o faça conservamos os seus dados pessoais para tal finalidade durante 10 anos. Independentemente de tratarmos os seus dados pessoais durante o tempo estritamente necessário para cumprir a finalidade correspondente, conservaremos posteriormente os mesmos devidamente guardados e protegidos durante o tempo em que puderem surgir responsabilidades decorrentes do tratamento, cumprindo a legislação vigente em cada momento. Quando cada uma das possíveis ações prescrever, apagaremos os dados pessoais.
6. PARTILHAMOS OS SEUS DADOS COM TERCEIROS?
Para cumprir as finalidades indicadas na presente Política de Privacidade, é necessário darmos acesso aos seus dados pessoais a entidades da Alfaiate D’Interiores e a terceiros que nos prestam apoio nos serviços que lhe proporcionamos, por exemplo:
• Instituições financeiras;
• Prestadores de serviços tecnológicos;
• Prestadores e colaboradores de serviços de logística, transporte e entrega;
• Prestadores de serviços relacionados com apoio ao cliente;
• Parceiros e prestadores de serviços relacionados com marketing e publicidade;
Por razões de eficiência do serviço, alguns dos prestadores poderão não pertencer à Alfaiate D’Interiores, mas situam-se todos eles Espaço Económico Europeu. Informamos que ao transferirmos os seus dados a terceiros salvaguardamos com garantias adequadas e sempre mantendo a segurança dos seus dados:
7. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS QUANDO NOS FORNECE OS SEUS DADOS
Comprometemo-nos a respeitar a confidencialidade dos seus dados pessoais e a garantir-lhe o exercício dos seus direitos. Determinámos que pode exercer os seus direitos sem nenhum custo escrevendo-nos uma mensagem de correio eletrónico para um endereço de correio eletrónico (marketing@alfaiatedinteriores.pt), simplesmente indicando-nos o motivo do seu pedido e o direito que quer exercer.
No caso de considerarmos necessário para o podermos identificar, podemos solicitar uma cópia de um documento identificativo. Em particular, independentemente da finalidade ou do fundamento jurídico ao abrigo do qual tratarmos os seus dados, tem direito a:
• Pedir-nos acesso aos dados que dispomos de si.
• Pedir-nos que retifiquemos os dados que já dispomos.
• Pedir-nos que apaguemos os seus dados na medida em que já não sejam necessários para a finalidade para a qual necessitamos de continuar a tratá-los, conforme acima explicado, ou quando já não estivermos legalmente autorizados a tratá-los.
• Pedir-nos que cancelemos ou limitemos o tratamento dos seus dados, o que significa que em determinados casos nos possa solicitar que suspendamos temporariamente o tratamento dos dados ou que os conservemos para além do tempo necessário quando o necessitar.
Se nos facultou o seu consentimento para o tratamento dos seus dados para qualquer finalidade, também tem direito a retirá-lo em qualquer momento, remetendo-nos tal pedido para o seguinte correio eletrónico: marketing@alfaiatedinteriores.pt. Quando a nossa legitimidade para o tratamento dos seus dados for o seu consentimento ou a execução do contrato, conforme acima se explica, também terá direito a solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais.
Isto significa que terá direito a receber os dados pessoais que nos forneceu num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, para poder transmiti-los diretamente a outra entidade sem impedimento da nossa parte. Por outro lado, quando o tratamento dos seus dados se fundar no nosso interesse legítimo, também terá direito a opor-se ao tratamento dos seus dados. Por último, informamos que tem direito a apresentar uma reclamação à autoridade de controlo em matéria de proteção de dados Comissão Nacional de Proteção de Dados situa-se na: Av. D. Carlos I, 134 – 1.º 1200-651 Lisboa. Telefone: 213 928 400 Fax: 213 976 832 E-mail: geral@cnpd.pt.
8. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE
É possível modificarmos a informação enunciada nesta Política de Privacidade quando considerarmos adequado, podendo ser previamente notificada da sua alteração. Nesse caso, receberá uma mensagem para o seu endereço de correio eletrónico quando a alteração em questão for significativa em relação à sua privacidade, de modo a poder rever as alterações, avaliá-las e, se for o caso, opor-se cancelar algum serviço ou funcionalidade.
9. INFORMAÇÃO SOBRE COOKIES
Utilizamos cookies e dispositivos similares para facilitar a sua navegação na Plataforma, compreender como interage connosco e, em determinados casos, poder mostrar-lhe publicidade em função dos seus hábitos de navegação. Por favor, leia a nossa Política de Cookies para conhecer em maior detalhe os cookies e dispositivos similares que utilizamos, a sua finalidade e outra informação útil.